quinta-feira, 1 de maio de 2008

Atribuições do Gerente de Projetos e do Gerente de Escritório de Projetos.

Antes de passarmos às atribuições , gostaria de mostrar a definição para Gerente de Projetos e Escritório de Projetos, pois este é um assunto que ainda causa dúvidas e polêmicas dentro de algumas organizações.
O Gerente de Projetos com raras exceções, participa das atividades diretas do projeto. Sua função é “gerenciar” o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e escopo) verificar
seus desvios. Seu objetivo fundamental é minimizar as possíveis falhas dos processos relativos à gestão dos projetos. Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos e no conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos.
Escritório de Projetos é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio , ou seja, supervisiona o gerenciamento dos projetos, programas ou uma combinação dos dois . O Escritório de Projetos, se concentra no planejamento, na priorização e na execução da coordenação de projetos e subprojetos sempre vinculados aos objetivos estratégicos da organização. Os Escritórios de Projetos podem operar de modo contínuo, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos , na forma de treinamento, conscientização, softwares, políticas, padronizações e procedimentos, até o gerenciamento da responsabilidade pela realização dos objetivos dos projetos. É no Escritório de Projetos que se tem a autoridade determinada para se tomar importantes decisões já na iniciação dos projetos, pode também ter autoridade suficiente para fazer recomendações ou poder encerrar projetos para alcançar os objetivos estratégicos da organização, atuando também na seleção e na realocação dos recursos compartilhados dos Projetos.

Portanto, Gerentes de Projetos e Gerentes de Escritórios de Projetos tem objetivos diferentes e desta maneira suas atribuições são distintas:
01 - O Gerente de Projetos é responsável pelo fornecimento de objetivos específicos de projetos, dentro de suas restrições, enquanto o Gerente do Escritório de Projetos, atua na estrutura Organizacional com obrigações específicas dentro das perspectivas empresariais.
02 - O Gerente de Projetos concentra-se nos objetivos específicos do projeto, enquanto o Gerente do Escritório de Projetos , gerencia as principais mudanças do escopo do programa e pode enxergá-los como possíveis oportunidades para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.
03 - O Gerente de Projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível os objetivos do projeto, enquanto o Gerente do Escritório de Projetos, otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos.
04 - O Gerente de projetos, gerencia o escopo, o cronograma, o custo e a qualidade dos produtos dos pacotes de trabalho, enquanto o Gerente do Escritório de Projetos , gerencia o risco global , a oportunidade global , e as interdependências entre os projetos.
05 - O Gerente de Projetos, informa sobre o progresso do projeto e outras informações específicas do projeto, enquanto o Gerente do Escritório de Projetos , fornece relatórios consolidados e uma visão empresarial de projetos sob sua supervisão.

Fontes:
Guia PMBOK 3a. Edição
Manual Prático de Plano de Projetos

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